Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Dez concelhos de Faro e dois de Santarém em perigo muito elevado de incêndio


Domingo, 30 de Abril de 2023

Dez concelhos do distrito de Faro e dois de Santarém apresentam hoje um perigo muito elevado de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Sob este risco estão os concelhos de Tomar e Vila Nova de Barquinha, no distrito de Santarém, e os concelhos Aljezur, Monchique, Lagos, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim e Alcoutim, no distrito de Faro.
Em risco elevado o IPMA colocou cerca de seis dezenas de outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Lisboa, Beja e Faro.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.
Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral até início da manhã e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco, e diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.
Durante a tarde nas regiões do interior, há possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e o vento soprará fraco a moderado do quadrante norte e por vezes forte nas terras altas da região Centro e na faixa costeira durante a tarde.
As previsões apontam para uma pequena subida da temperatura máxima.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 22 graus Celsius na Guarda os 29 em Faro.

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu