Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nove propostas culturais num abril que celebra o feminino


Quarta, 29 de Março de 2023

“Abril no Feminino” regressa com a sua terceira edição e volta, como desde o primeiro dia, a celebrar a mulher através uma programação plural e inclusiva com teatro, cinema, arte, literatura, poesia, fotografia e gastronomia. O ciclo decorre de 5 a 27 de abril, em vários espaços da cidade, com espetáculos de entrada gratuita, exceto o a peça de teatro que marca o encerramento da edição.
«O foco está nas mulheres», referiu esta manhã Margarida Mendes da Silva, responsável pelo projeto, na apresentação da programação que decorreu no Seminário Maior de Coimbra. Destacando a diversidade de «espaços e equipamentos» da cidade que recebem o evento – Museu Nacional Machado de Castro, Museu da Ciência, Casa da Escrita, Convento de São Francisco e Seminário Maior de Coimbra – Margarida Mendes Silva salientou também os «três eixos fundamentais» sobre os quais decorre a programação: a evocação de Maria Lamas e a sua obra "As Mulheres do meu País", o centenário de Natália Correia e o 49º aniversário do 25 de Abril.
O padre Nuno Santos, reitor do Seminário, destacou esta manhã a «qualidade muito relevante» da programação de “Abril no Feminino” que, como desde a primeira edição, também se ente no Seminário, contrariando assim a ideia da dimensão masculina do espaço.
Ao todo, são nove propostas culturais, que podem desde já ser conhecidas em www.abrilnofeminino.pt. O projeto é de Margarida Mendes Silva e da produtora Cultura e Risco que avançam para mais uma edição sem qualquer financiamento público.


Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu