Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Faleceu o médico, político e escritor Cândido Ferreira


Foto: DR Terça, 21 de Março de 2023

Faleceu hoje o médico, político e escritor Cândido Ferreira.

Natural de Febras, concelho de Cantanhede, Cândido Ferreira residia em Leiria, tendo sido membro da Assembleia Municipal de Leiria e líder da bancada do PS entre 1985 e 1989. Chegou ainda a ser candidato a Presidente da Câmara Municipal, perdendo para o candidato social democrata.

Cândido Ferreira foi também presidente da Federação Distrital do Partido Socialista em Leiria entre 1998 e 1995.

Em 1982, instalou em Leiria uma das primeiras Clínicas de hemodiálise de Portugal, a Eurodial. A esse título, foi responsável clínico por mais de um milhão de sessões de hemodiálise e pioneiro, em Portugal, em algumas técnicas de diálise e no tratamento de diabéticos insuficientes renais.

Entre 1978 e 1982, desempenhou as funções de Assistente de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Coimbra. Cândido Ferreira exerceu diversas atividades como médico generalista, sobretudo em Leiria, Figueira da Foz e na Lousã e também em urgências hospitalares.

Para além de médico e político, Cândido Ferreira foi autor dos romances ‘O Senhor Comendador’, ‘A Paixão do Padre Hilário’ e ‘Setembro Vermelho” e de três livros de crónicas - ‘Os Burros’, ‘Esmeralda-Sim!...’ e ‘Pelas Crianças de Portugal’ -, tendo ainda sido porta-voz de um movimento na blogosfera, criado em torno do ‘Caso Esmeralda’ e coordenador de uma edição sobre Alexis Carrel. Tendo sempre merecido excelentes classificações por parte da crítica especializada, foi distinguido na Enciclopédia de Artistas Médicos e na Antologia de Ficionistas da Gândara.

Município de Leiria lamenta morte

A Câmara Municipal de Leiria lamenta o falecimento de Cândido Manuel Pereira Monteiro Ferreira.
“Cândido Ferreira marcou a história de Leiria, pois foi aqui, na nossa cidade, que criou uma das primeiras clínicas de hemodiálise em Portugal, tendo sido também pioneiro em algumas técnicas nesta área”, pode ler-se na nota de pesar.
Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu