Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estudo analisa impactos da reconstrução de património destruído por grupos radicais no turismo e nas comunidades


Quinta, 16 de Março de 2023

A partir da análise da cobertura noticiosa da destruição e reconstrução da estátua Jahanabad Seated Buddha, no Paquistão, destruída por um ataque terrorista em 2007, uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra (UC) procurou analisar as reações da comunidade local e das autoridades governamentais ao processo destrutivo e reconstrutivo da estátua.
A investigação apresenta como principais conclusões o ativismo patrimonial da comunidade local face à devastação, a importância da recuperação da estátua para manter a estabilidade económica da atividade turística na região de Swat, onde se encontra a estátua, assim como a maior atenção dada pelos média aos períodos de destruição comparativamente ao destaque dado à fase de reconstrução.
Este estudo foi conduzido pelo investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra, Farhad Nazir, e pelas docentes da Faculdade de Letras da UC (FLUC) e investigadoras do CEGOT, Ana Maria Caldeira e Cláudia Seabra. Teve como objetivo central «analisar o impacto que a destruição de importantes elementos de património por atentados terroristas tem na atividade turística», adianta Cláudia Seabra. «Principalmente nos últimos 20 anos, grupos radicais atualizaram a sua estratégia de atuação, destruindo património classificado numa tentativa de destruir as memórias e identidades das civilizações alcançando audiências globais», contextualiza a investigadora.

 

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu