Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Programa da Universidade de Coimbra com impacto positivo na depressão pós-parto


Terça, 07 de Março de 2023

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um programa de intervenção psicológica ‘online’, que demonstrou ter impactos positivos em mulheres pós-parto, revelou hoje aquela instituição de ensino superior.

“O programa de intervenção psicológica online ‘Be a Mom’, destinado à prevenção da depressão pós-parto e à promoção da saúde mental materna, demonstrou ter impactos positivos na vida das cerca de 1.500 mulheres que participaram no estudo randomizado de avaliação da eficácia”.

Numa nota de imprensa enviada à agência Lusa, a UC destacou que o programa, liderado por Ana Fonseca e Maria Cristina Canavarro, tem “impactos positivos na regulação emocional e na autocompaixão em mulheres que apresentavam maior risco para desenvolver depressão pós-parto, reduzindo a sintomatologia depressiva e ansiosa”.

Impactou também “positivamente a saúde mental em mães com menor propensão para a depressão pós-parto”.

Para o projeto, as mulheres foram divididas em dois grupos: um com mulheres que apresentavam mais fatores de risco (como ter pouco apoio social, ter história prévia de depressão ou ansiedade, ou ter existido alguma complicação de saúde durante a gravidez/parto ou com o bebé) e outro com mulheres que demonstravam menores fatores de risco para o desenvolvimento de depressão pós-parto.

O primeiro grupo, composto por 1.053 mulheres com fatores de risco, foi subdividido em um conjunto de mulheres que utilizaram o ‘Be a Mom’ e outro composto por mulheres que não fizeram uso do programa.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu