Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PRR: Universidade de Coimbra lidera projeto para cultivo sustentável de cogumelos


Terça, 28 de Fevereiro de 2023

A Universidade de Coimbra (UC) coordena um projeto para o cultivo sustentável de cogumelos contemplado com 400 mil euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, a UC adianta que a iniciativa de investigação envolve várias entidades, públicas e privadas, que pretendem “fortalecer a inovação no setor agroalimentar, com foco no cultivo sustentável” de cogumelos medicinais.

Designado “Cogumelos do prado ao prato: do tratamento de doenças do metabolismo à dieta saudável sustentável a partir da valorização de recursos agroflorestais”, o projeto é coordenado por Anabela Marisa Azul, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC.

O objetivo da equipa é melhorar o cultivo sustentável de cogumelos como 'Pleurotus ostreatus' (cogumelo-ostra), 'Pleurotus eryngii' (cogumelo-do-cardo) e 'Hericium erinaceus' (cogumelo juba-de-leão), “a partir da valorização de palha de arroz e de outros resíduos agrícolas e florestais nacionais”.

“Muitos destes resíduos são queimados no local, constituindo uma fonte de emissão de gases com efeito de estufa, com prejuízo para a qualidade do ar. A incorporação destes resíduos nas formulações para o cultivo de cogumelos vai permitir melhorar as suas propriedades nutricionais e aumentar a produção, a venda e o consumo deste produto”, afirma Anabela Marisa Azul.

Citada na nota, a investigadora adianta que, além da aposta nessa produção sustentável, está prevista a “avaliação de propriedades nutricionais e componentes em cogumelos, com o foco na validação científica sobre os benefícios do seu consumo para a diminuição de risco de doenças, como a obesidade e a diabetes, para atenuar eventos inflamatórios e para melhorar o metabolismo celular”.

Por outro lado, salienta a importância do projeto “na promoção dos cogumelos enquanto alimento saudável, sustentável e integrado na cultura da dieta mediterrânica”.

O trabalho decorrerá durante dois anos e meio e visa, igualmente, “incorporar medidas de rastreabilidade ao longo de toda a cadeia de produção, de forma a criar um sistema de certificação de produto saudável e sustentável, direcionado para cogumelos, substratos e seus subprodutos”, segundo a Reitoria da Universidade de Coimbra.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu