Judo/GP Portugal: Catarina Costa perde na luta pelo bronze a 19 segundos do fim
Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Judo/GP Portugal: Catarina Costa perde na luta pelo bronze a 19 segundos do fim


Sexta, 27 Janeiro 2023

A judoca Catarina Costa ficou fora do pódio no Grand Prix de Portugal, ao perder hoje no combate de atribuição da medalha de bronze em -48 kg, diante da espanhola Mireia Lapuerta Comas.

Depois de ter conquistado a medalha de ouro na primeira edição em 2022, Catarina Costa partia hoje para a competição no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada como grande candidata às medalhas, mas acabou com duas derrotas e duas vitórias.

Depois de ter vencido a sua ‘poule’, com triunfos diante da israelita Tamar Malca (46.ª) e da austríaca Katharina Tanzer (22.º), a judoca de Coimbra, primeira cabeça de série e sétima do mundo, cedeu nas meias-finais.

Catarina Costa começou por perder num combate que foi uma verdadeira ‘maratona’ de quase 12 minutos, diante da cazaque Galiya Tynbayeva (52.ª) e já na luta pelo bronze viu-se sem tempo para recuperar, numa desvantagem perto do final.

A judoca até teve um combate equilibrado frente a Lapuerta Comas, apesar da dificuldade que sentiu na pega superior da adversária e na repetida tentativa de uchi-mata, técnica de desequilíbrio com pega e encaixe entre as pernas do adversário.

Foi assim que Lapuerta Comas, que registava uma derrota e uma vitória em combates anteriores com a portuguesa, desequilibrou e projetou parcialmente Catarina Costa, com um waza-ari, que foi suficiente a 19 segundos do final.

Com o cronómetro muito perto dos quatro minutos, para Catarina Costa foi grande o desalento perante a evidência que era muito difícil anular a desvantagem sofrida já muito perto do fim.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu