Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Universidade de Coimbra com projeto para a autorreparação de materiais metálicos


Segunda, 23 de Janeiro de 2023

A Universidade de Coimbra desenvolveu um projeto que visa contribuir para a autorreparação de materiais metálicos para aplicação em áreas como a aeroespacial, aeronáutica ou biomédica.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Universidade de Coimbra especificou que o projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos por uma equipa de investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Com a denominação “CrackFree - Para materiais metálicos autorreparáveis”, este trabalho, liderado por Ana Sofia Ramos, investigadora do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), centrou-se na elaboração de um sistema de autorreparação em materiais metálicos, de modo a diminuir os danos ocorridos por fadiga nesses materiais e a evitar o colapso de sistemas.

Citada na informação, Ana Sofia Ramos lembrou que “a autorreparação em metais é complexa, tornando a sua investigação um desafio”, e que, “por isso, foi explorada uma nova abordagem para detetar (micro)fissuras em materiais metálicos”.

Segundo acrescentou, “este sistema é composto por um material matriz, nomeadamente liga aeronáutica de alumínio ou aço inoxidável austenítico, um sensor e um atuador”.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu