Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PERGUNTAS SOBRE O BRASIL - Como afastar o país de suas raízes autoritárias?


Quarta, 18 de Janeiro de 2023

O ciclo de diálogos “Perguntas sobre o Brasil” é baseado nos projetos “200 anos, 200 livros” e Diversos22. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos e a Folha de S. Paulo, e apoio da Universidade de Coimbra, do Instituto Camões, do Diário de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra. Tem o objetivo de reunir convidados de diferentes perfis para tratar sobre temas variados da contemporaneidade e insere-se igualmente nas ações socioculturais desenvolvidas pelo Sesc no projeto Diversos22.

A negação do racismo, a desatenção em relação à desigualdade social e o patriarcalismo são reflexos de um país ainda muito marcado pelo autoritarismo. O que é possível fazer para se desligar dessa herança?

Inspiração dos livros: “Sobre o Autoritarismo no Brasil”, “Coleção Ditadura”, “Escravidão (vols. 1 e 2)”, “Uma História Feita por Mãos Negras”, “Coronelismo, Enxada e Voto”, “Rebeliões na Senzala”, “Brasil - Mito Fundador e Sociedade Autoritária”. Com:

João Roberto Martins Filho - professor titular sênior do Departamento de Ciências Sociais da UFSCar. Ex-presidente da ABED (Associação Brasileira de Estudos de Defesa). Ocupou cátedras brasileiras no King’s College, London e na Universidade de Leiden. Livros mais recentes: O Brasil na guerra das Malvinas (2021) e; Os militares e a crise brasileira (organizador, 2020) ambos pela Alameda Editorial.

Christian Edward Cyril Lynch - graduado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1999 e doutorad em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ). É autor de “Monarquia sem despotismo e liberdade sem anarquia: o pensamento político do Marquês de Caravelas” (UFMG, 2014 - prefácio de Antônio Manuel Hespanha), de “Da Monarquia à Oligarquia: história institucional e pensamento político brasileiro (1822-1930)” (Alameda, 2014) e Populismo reacionário: ascensão e legado do bolsonarismo (2022). É editor da Revista Insight Inteligência e colunista do Canal Meio. É autor de diversos livros, de artigos acadêmicos e de opinião nos principais jornais brasileiros.

Mediação de Naief Haddad é repórter especial da Folha e curador da exposição “África em São Paulo”, em cartaz no Museu da Imigração.

Apresentação de Patrícia Dini, programação do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
A partir das 19H00 acompanhe aqui:


Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu