Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Nota da Direção: Acordo ortográfico


Segunda, 30 de Maio de 2022

O Diário de Coimbra adota, a partir desta edição, o Novo Acor­do Ortográfico cuja utilização se iniciou em Portugal há 10 anos. Foi, na altura, um processo bastante mal conduzido, o que nos levou a não optar por esta atualização.
Infelizmente, uma década depois, as recorrentes promessas políticas de que seria efetuada a necessária revisão do Acordo Ortográfico caíram, como tantas outras, em saco roto. É esta, portanto, a grafia utilizada oficialmente desde 2012 e com a qual a maioria da população, especialmente os jovens, mais se identifica.
Passou uma década e entendemos que não podemos esperar mais. A principal missão do nosso jornal - que é a de informar com rigor e com clareza - ficaria assim, a prazo, comprometida sem esta atualização que hoje assumimos.
Acreditamos, convictamente, que esta grafia precisa de ser revista em vários pontos mas em nome dos nossos leitores e anunciantes, a quem pedimos a sua compreensão, entendemos ser este o momento de a adotar.
Nota: Os artigos a publicar na secção de Opinião ou Fala o Leitor poderão, caso os autores assim o desejem, continuar a ser escritos na grafia antiga.

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu