Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ministro revela plano para construir 65 habitações de rendas acessíveis


Sexta, 26 de Março de 2021

O Governo tem um plano para a construção de 65 apartamentos em Aveiro, no terreno da antiga fábrica da Luzostela, nas imediações do viaduto de Esgueira e da estação da CP, com preços de arrendamento inferiores aos praticados pelo mercado, anunciou o ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.
O ministro respondia ao deputado do BE, Nelson Peralta, sobre o assunto, apontando o final da obra até 2025, sendo que quanto ao custo da renda de cada apartamento, Pedro Nuno Santos disse que “o preço ainda não está definido, mas vai ser claramente abaixo dos 20 por cento (…) um parâmetro internacional que ronda entre os 30 e os 35 por cento e, por isso, é por aí que temos de chegar”, afirmou.
Pedro Nuno Santos referiu-se ainda à necessidade de um “olhar de forma diferente para o Programa de Arrendamento Acessível (PAA) e, “por isso, o preço vai ter de ser de facto acessível e de acordo com a taxa de esforço das famílias que vão ocupar estes fogos, que é verdadeiramente o parâmetro que interessa”.
O custo da renda terá em conta se é “comportável no orçamento familiar”, disse.
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, desconhece este plano em questão. “A Câmara não sabe nada sobre este assunto”, disse, ontem, ao Diário de Aveiro. Ribau Esteves diz que foi “com estranheza” que teve conhecimento, ontem, das declarações de Pedro Nuno Santos, uma vez que, inclusive, “qualquer situação tem de passar pela Câmara”, designadamente no licenciamento.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu