Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

AAC faz doação de cerca de seis mil euros ao CHUC


Sexta, 29 de Maio de 2020

A Associação Académica de Coimbra (AAC) angariou cerca de seis mil euros, no âmbito da campanha solidária ‘Das palmas à acção’, para apoiar o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra no combate à pandemia de covid-19.
A campanha “Das palmas à acção”, que «decorreu ao longo do mês de Maio, com o objectivo de angariar fundos para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), atingiu o seu propósito» – que era angariar cinco mil euros – ao recolher 6.048,62 euros, resultantes de «mais de uma centena de doações», anunciou ontem a AAC.
«Sob o mote “AAC unida contra a Covid”, a campanha teve como principal objectivo ajudar os profissionais de saúde na luta contra a pandemia e contou com o apoio de todas as estruturas da AAC e, em especial, com a colaboração do Banco Santander, que foi o maior apoiante desta campanha», refere a mais antiga associação estudantil do país, numa nota enviada ontem enviada à imprensa.
«Num momento de excepcionalidade como este», a Academia de Coimbra «não ficou indiferente, e por isso quis contribuir para um bem maior», explica o presidente da AAC, Daniel Azenha, destacando «a importância dos jovens para ultrapassar momentos de maior dificuldade».
Foi com «este pensamento» que a Associação iniciou a campanha de apoio ao CHUC, assegura Daniel Azenha, considerando que a Direcção-Geral da AAC quis a Academia «unida contra a Covid-19» e conseguiu.«O sucesso da campanha deve-se ao espírito de comunidade e de entreajuda que existe na nossa academia, que teve reflexo através da participação dos núcleos e das secções desportivas e culturais», sustenta Daniel Azenha, citado pela AAC.
«Foi com enorme orgulho que a Direcção-Geral da AAC liderou este projecto», que ontem terminou com «a entrega do cheque [ao CHUC] e com um valor ainda maior do que aquele a que nos tínhamos proposto», sublinha.
Esta campanha, conclui Daniel Azenha, «deve reflectir também a nossa solidariedade para com os profissionais de saúde, que devem ter o nosso total apoio e o nosso maior agradecimento por tudo aquilo que fazem diariamente».Para o presidente da administração do CHUC, Fernando Regateiro, «é um privilégio poder agradecer, reconhecidamente, o empenho da AAC e o seu apoio material e simbólico e relevar, ainda, a viva expressão de solidariedade activa da iniciativa “Das Palmas à Acção”».
Para os profissionais dos hospitais de Coimbra, esta «é a forma mais sentida de verem recompensado o seu denodado esforço e a sua extrema dedicação no tratamento dos doentes que confiam no CHUC», salienta Fernando Regateiro, igualmente citado pela AAC. Já no plano pessoal «e como antigo estudante de Coimbra», o presidente do CHUC, afirma-se com «orgulho e alegria pela forma generosa e concreta como a actual geração de estudantes da academia de Coimbra soube agir, neste tempo de pandemia, e acrescentar prestígio ao prestígio herdado».

Tasca do Ronaldão



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu