Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospital da Mealhada já tem cinco ventiladores e prepara profissionais


Sábado, 28 de Março de 2020

O Hospital Misericórdia da Mealhada já recebeu cinco dos dez ventiladores que vão estar disponíveis, em caso de necessidade, para utentes infectados com Covid-19. Os primeiros equipamentos estarão aptos a funcionar no início da próxima semana, estando alguns profissionais de saúde da instituição a ter já formação. O material, recorde-se, foi financiado pelo Município da Mealhada, numa altura em que se registam dois casos confirmados de infecção por coronavírus.
«É uma mais-valia para a população, tanto para a situação que vivemos neste momento, como para o futuro», afirmou, ao Diário de Coimbra, João Peres, provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, garantindo que os primeiros cin­co equipamentos deverão estar montados no início da próxima semana para «serem colocados em camas que, atempadamente, foram reservadas para esse efeito».
João Peres explicou ainda que dois dias antes de ser decretado o estado de emergência foram suspensas todas as consultas, internamentos e sessões de fisioterapia no Hospital da Mealhada, numa atitude preventiva e de se preparar a unidade de saúde para uma eventual necessidade de tratar utentes infectados com coronavírus. Neste momento, a prioridade está a ser a da formação da enfermeiros e médicos para a utilização dos ventiladores, adiantando o provedor da Misericórdia da Mealhada que «os próximos a chegar serão ainda melhores e com mais funcionalidades, nomeadamente pa­ra transfusões». «A chegada dos equipamentos foi célere e, des­ta forma, já estamos disponíveis para acolher a população», disse ainda João Peres.
Recorde-se que a Câmara Mu­nicipal da Mealhada se disponibilizou pa­ra oferecer os ventiladores ao Hospital da Mealhada com a finalidade de serem colocados ao dispor dos munícipes, nesta unidade de saúde, «caso algum morador no concelho venha a necessitar deste equipamento médico». A medida foi tornada publica, na semana passada, tendo o Município dado indicações «para serem adquiridos até dez equipamentos num investimento máximo estimado de 150 mil euros».
Ontem, ao nosso jornal, Rui Marqueiro, presidente da autarquia mealhadense, mostrou-se satisfeito com a chegada dos aparelhos. «Ficarão, brevemente, disponíveis, o que significa que o Hospital, mais uma vez, vai ser capaz de olhar pela população do concelho», afirmou o autarca, revelando que, no município da Mealhada, «há dois casos confirmados por Covid-19, ao que tudo indica considerados “leves”», estando em resultado disso, e por prevenção, «cerca de dezena e meia de pessoas em quarentena».
Para o edil «era bom sinal que os ventiladores não fossem precisos», mas não tem dúvidas de que esta pandemia se prolongará ou poderá voltar a surgir, «uma vez que o aparecimento de uma vacina para Covid-19 pode vir a demorar cerca de 12 a 18 meses».

Hamburgueria de Coimbra



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu