Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reportagem no Pinhal de Leiria: Mais quilómetros de negro do que os olhos podem ver tingem o ‘pulmão’ da região


Texto e Foto: Sónia Perdigão Quarta, 18 de Outubro de 2017

Chamaram-lhe ‘Gigante’, ‘Adamastor’, ‘Diabo’ e até terrorismo, nenhum dos apelidos com uma conotação positiva. Os incêndios que desde domingo não deixaram respirar a Mata Nacional, inquietaram as pessoas que viram, de coração nas mãos, a paisagem que sempre os acompanhou desde criança ser engolida pelas chamas. 
O que restou? Cinzas, pinheiros ainda no ar mas tingidos de negro, um rastos de destruição e mais quilómetros de floresta ardida, mais do que aquilo que os olhos podem acompanhar. 
“E agora respiramos o quê?”, pergunta-se Aida Gomes que, junto do seu primo Fernando, passeava pela rua em Garcia, uma localidade da freguesia da Marinha Grande, à beira do Pinhal do Rei que ainda há três dias era verde e agora não reconhece. “Sempre vim para aqui dar uma caminhada, respirar o ar puro mas agora…”, reclama sem saber ao certo como terminar a frase.
“Foi a primeira vez que passei aqui depois de estar queimado e parece que uma pessoa nem está no mesmo sítio”, lamenta Aida Gomes. 
Os momentos de terror ficaram algumas horas atrás e, apesar da paisagem desoladora e do ar ainda repleto do fumo que a terra ‘transpirava’ em pequenos focos, Aida mantém uma atitude positiva repetindo que a sua situação não foi a pior. 
“O fogo não me entrou pelo quintal adentro como aqui”, explica olhando para a casa, atrás de si, cujo quintal está tão negro como o pinhal em frente. “Lá perto da minha casa foi como se o fogo estivesse aqui e a minha casa ali atrás”, contextualiza, ilustrando uma distância de cerca de 20 metros, não mais, e lembrando que a sua situação não foi a pior. 

Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu