Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Música e fé no Santuário da Senhora das Preces


Sexta, 06 de Setembro de 2024

Originário das redondezas, o jovem Renato Mendes cresceu com o Santuário da Senhora das Preces ali ao lado. Um local de devoção, de fé, que inspirou a sua tese de licenciatura, apresentada há escassos meses na Igreja dos Congregados, em Braga. Amanhã, é no Santuário que o maestro vai apresentar a sua obra. E leva os amigos, também.
Falamos do Concerto Celeste Pastora, que se realiza na Igreja do Santuário. Com início às 21h00, promete uma «noite inesquecível, onde a música sacra e a devoção se unem para um evento único». Entusiasmada, Maria da Graça Lourenço, presidente da Direção da Irmandade, espera que este seja um momento efetivamente especial, com a plena adesão da população e que «vai surpreender», designadamente com a apresentação pública do hino à “Senhora das Beiras. Uma peça com a assinatura de Renato Mendes e de Emanuel Lucas, com música de Nuno Miguel de Almeida, todos colegas do jovem maestro de Aldeia das Dez na Universidade do Minho.
A interpretação desta e de outras peças está a cargo do Coro Magnificat Voces, também de Braga, dirigido pelo maestro Renato Mendes. Um grupo constituído por 14 elementos, que hoje mesmo chegam a Vale Maceira. E é ali, na recentemente requalificada Albergaria do Santuário, que ficam alojados.
Um concerto com um sabor especial, levado ao Santuário por um filho da terra, que cresceu com o Santuário presente – os pais, inclusivamente, fazem parte da Irmandade – e que lhe presta uma homenagem artística singular e inédita.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos