Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Santana acolhe encontro ibérico de filarmónicas


Sexta, 06 de Setembro de 2024

O Encontro de Bandas de Santana – Figueira da Foz, apresenta-se, este ano, com um cunho «particularmente especial». Um «caráter único» sublinhado pelo maestro Francisco M. Relva Pereira, da Banda de Santana, que se prende com o facto de, «pela primeira vez», as bandas convidadas serem «provenientes de Espanha. O encontro está marcado para domingo.
«Esta novidade promete enriquecer ainda mais o intercâmbio cultural e musical dos dois países, proporcionando ao público uma experiência diversificada e memorável, onde as tradições musicais de Portugal e de Espanha se encontram e se realizam em conjunto», refere o maestro.
Francisco M. Relva Pereira acredita que se vai fazer «história», tendo em conta que «não é vulgar fazer este tipo de encontros que ultrapassam as fronteiras, promovendo uma troca de práticas e o fortalecimento de laços entre as comunidades musicais dos dois países».
Assim, além da Banda e Santana, anfitriã e promotora do evento, o 34.º Encontro de Bandas conta com a participação da Banda de Música da Associação Músico Crisanto, que abrange as localidades de Rábade, Begonte, Outeiro de rei e Friol, em Lugo, dirigida pelo maestro Armando Morales, e a Banda de Música de Salvaterra de Miño, sob a batuta do maestro Daniel Gregori.
As comitivas espanholas chegam amanhã à Figueira da Foz, onde terão oportunidade de visitar alguns dos locais mais emblemáticos do concelho. Juntamente com a Banda de Santana serão recebidas nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, cerimónia a que se segue um desfile pelas ruas da cidade.

Leia a notícia completa na edição em papel.
Suplementos Temáticos