Para o Dia Internacional da Juventude, vivido ontem, a Câmara de Coimbra preparou uma série de atividade lúdicas e pedagógicas na Praia do Rebolim. E houve um pouco de tudo, de brincadeiras, sensibilização para a sustentabilidade e promoção do desporto, a alertas para cuidados a ter no verão ou divulgação da ciência e do ensino superior.
Logo à entrada da praia fluvial, antes do areal, «o associativismo juvenil muito forte» de Coimbra, nas palavras de Filipe Silva, revelava-se com associações a cativarem com jogos e entretenimento. Por ali estiverem a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa, com a campanha de prevenção da exposição solar (“#OMeuSol vive + o Verão”), a Quinta das Lágrimas Clube de Golfe, Clube Fluvial de Coimbra, o Rugby Agrária de Coimbra, a Academia de Karate de Coimbra ou os Escoteiros de Portugal (Grupo 258 de São João do Campo).
Filipe Silva, técnico da Divisão de Juventude da Câmara, assinalava a presença em Coimbra de um associativismo juvenil «muito forte e dinâmico». Exemplos eram, além dos já citados, a JeNius, Associação Júnior de Logística, a Beste UC ou a associação Molecular Júnior do Departamento de Química da UC.
João Santos, da Molecular, deu a conhecer algumas iniciativas da associação, como o livro escrito pelo primeiro presidente da Júnior da FCTUC, Bernardo Albuquerque Nogueira, dedicado às crianças e aos futuros cientistas, procurando despertar o gosto pela ciência e em particular pela Química. Em projeto, mas ontem testado por alguns jovens, está o jogo Bingo Atómico, baseado na tabela periódica e na atividade dos átomos. Se correr bem, perspetiva João Santos, poderá ser integrado no ensino pelos professores. A explicação da Química de forma lúdica inclui, no jogo, desafios associados.
Noutra área, a do Desporto, os irmãos Rui e Martim Jorge ultimavam a preparação de demonstração de rugby, tendo optado pelo contacto com a bola na água, para os mais pequenos. Os atletas do Rugby Agrária de Coimbra procuravam cativar para a modalidade mas também divulgar os valores associados à modalidade. A saber: a paixão, a disciplina, a solidariedade, a integridade, o respeito e a inclusão. Em simultâneo distribuíram folhetos para treinos, femininos e masculinos (968 064 985, rugbyagra[email protected] ou Rugby Agraria Aeesac no Facebook).
Para este ano, as Nações Unidas adotaram, para o Dia Internacional, o lema “Dos Cliques ao Progresso: Percursos Digitais da Juventude para o Desenvolvimento Sustentável”, num apelo à sociedade para reduzir a produção de resíduos elétricos e eletrónicos (REE), e para que não sejam abandonados em espaço público, promovendo-se o tratamento e reciclagem. Acompanhando o lema, a Câmara disponibilizou contentores na Praia do Rebolim para recolha de REE. Em paralelo, o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade do Município promoveu uma ação de sensibilização.