Doze amigos, emigrados no Luxemburgo, viajaram de bicicleta até Portugal e passaram pela vila de Arganil para entregarem uma lembrança na autarquia - a pedido da Câmara de Dudelange - uma vez que o Município de Arganil é geminado com esta vila luxemburguesa, desde setembro de 2000.
A comitiva, constituída por quatro elementos, em representação dos 12 ciclistas, foi recebida no salão nobre dos Paços do Concelho pela vice-presidente do município, Paula Dinis, acompanhada pelos vereadores Elisabete Oliveira e Filipe Frias, em virtude do presidente da edilidade, Luís Paulo Costa, se encontrar de férias.
Cláudio Simões, acompanhado pelo grupo e também por Damien Seil, funcionário da Câmara de Dudelange, em férias na Figueira da Foz, explicou que a ideia partiu dele e de três amigos, dois de Mortágua e um da Curia, e surgiu há dois anos, e este ano cativou mais elementos. «Quando regressámos ao Luxemburgo, após a primeira viagem, outros amigos disseram-nos que gostavam de fazer a viagem connosco», explicou, informando que após essa manifestação de vontade foi criada uma associação, a “Martine Kohne” «para ajudar a organizar a viagem, que é também de cariz solidário, visando ajudar pessoas que precisam mais do que nós», referiu.
Segundo o ciclista, oriundo de Tondela, partiram do Luxemburgo 12 pessoas, portugueses, luxemburgueses e um italiano - um deles um veterano de 65 anos - da frente da Câmara de Dudelange. «Viemos por aí abaixo, para fazer os 1800 quilómetros até Montalegre, onde fomos também recebidos na Câmara Municipal e depois seguimos até Amares». Foram 11 dias de viagem, «ao calor, em retas e curvas, por montanhas e vales, tendo sempre connosco uma carrinha de apoio», acrescentou Simões, enfatizando o propósito de «ajudar um Lar de Idosos em Vila Verde, uma casa em construção para acolher deficientes e também outras associações do Luxemburgo, a Cruz Vermelha de Dudelange e o Lions». Até ao momento conseguiram juntar 28 mil euros, que vão ser distribuídos por estas associações.