João Vila, premiado multi-instrumentista, natural de Coimbra, dá amanhã um concerto no Seminário Maior de Coimbra, no âmbito do programa do Festival Instrumensal. Marcado para as 17h00, o concerto permitirá ao músico apresentar ao público as suas composições no cavaquinho e guitarra de Coimbra. O concerto tem entrada livre.
Dinamizado pela Associação Cultural Museu da Música de Coimbra, o Festival Instrumensal, que está na sua 1.ª edição conta com o apoio da Direção Geral das Artes (DGARTES) e pretende apresentar um concerto todos os meses, até junho de 2025, num total de 12 espetáculos com artistas que estudam a música e instrumentos tradicionais portugueses. Os espetáculos são realizados em diferentes espaços, como o Conservatório de Música de Coimbra, o Seminário Maior, o Teatro da Cerca de São Bernardo, entre outros. O principal objetivo da associação é a promoção de «temas históricos mas que não são conhecidos pela população conimbricense», assim como «dar oportunidades aos artistas da cidade menos conhecidos», para além de «criar o hábito no público de ouvir música instrumental». Além da componente cultural, a iniciativa conta ainda com momentos de aprendizagem por parte dos artistas convidados, que irão explicar o tipo de instrumentos que usam, mas também as técnicas e regionalismos utilizados nas músicas.
O Festival tem ainda um cariz social, através de diferentes colaborações, cada 5% da lotação dos bilhetes será revertido para uma instituição de caridade de Coimbra