Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ADFP vai alargar apoio a pessoas sem-abrigo em Coimbra


Sábado, 10 de Agosto de 2024

A Fundação ADFP presta apoio à centenas de pessoas em situação de sem-abrigo, desde 2017, na Casa Dignidade, e a partir de setembro pretende estender este apoio através de uma equipa de técnicos de ação social e enfermeiros que vão melhorar a vida de quem ali pede ajuda.
A Fundação ADFP formalizou uma candidatura a apoios europeus e recebeu “luz verde” com um financiamento de «cerca de 700 mil euros» para melhorar o apoio técnico dado a estas pessoas, avançou Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP, em conversa com o Diário de Coimbra.
«Não podemos continuar a olhar para estas pessoas pela caridade de lhes dar uma casa, roupa lavada, um banho e comida. É preciso mais do que isto», defendeu Jaime Ramos. O presidente da Fundação defende que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) devia estar na linha da frente das instituições e associações de apoio social para tratar os «muitos casos de toxicodependência».
«Era importante que o SNS estivesse à frente nesta luta», afirmou. Deste modo, a Casa Dignidade terá, pelo menos, um enfermeiro na equipa que será constituída por cinco elementos de diferentes áreas de intervenção. «Temos de trabalhar com os centros de emprego, com instituições que trabalhem na integração destas pessoas no normal mercado de trabalho, na formação e depois dar condições para que arrendem uma casa, logo que comecem a trabalhar», explicou.
Sem apoio do poder local ou da Segurança Social, a Casa Dignidade, a funcionar na Rua do Brasil, serviu 81.770 refeições em 2023. «Não tivemos qualquer apoio do Estado», afirmou, dando conta que desde 2017 serviram refeições completas e quentes a milhares de pessoas, numa altura em que não existia outra instituição a servir refeições à noite.
«Durante a pandemia, quan­do tudo fechou, nós nunca deixámos de servir as refeições», contou, acrescentando que, nessa altura, o executivo municipal de Coimbra solicitou que prestassem um serviço de acolhimento noturno que se «mantém até hoje». Nos últimos anos, a Fundação La Caixa juntou-se ao projeto “Sem-Abrigo Zero” apoiando as pessoas em situações desfavoráveis para que fossem integradas no mercado de trabalho.

Suplementos Temáticos