Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cancelamento do Rally de Arganil gera polémica


Quinta, 08 de Agosto de 2024

O Clube Automóvel do Centro e a Câmara Municipal de Arganil andam de candeias às avessas relativamente ao Rally de Arganil, previsto para os dias 21 e 22 de setembro, com as duas entidades a apresentarem versões diferentes sobre o cancelamento da prova.
O Município de Arganil expressou o seu «repúdio e indignação» pela forma como a informação foi divulgada publicamente pelo Clube Automóvel do Centro (CAC), esclarecendo que, «desde que o CAC manifestou pela primeira vez o desejo de realizar o Rally em Arganil, as conversas mantidas concentraram-se exclusivamente no apoio logístico e no pagamento das despesas relacionadas com os bombeiros e os equipamentos utilizados por estes durante o evento».
«Em momento algum foi mencionada pelos seus representantes, de forma escrita ou verbal, a ponderação de qualquer comparticipação financeira por parte do Município de Arganil. Somente a 22 de Julho de 2024 é que os responsáveis do CAC, remetendo o protocolo de colaboração, se referiram à pretensão de querer cobrar ao Município a quantia de 40.000 euros. Nessa altura foi, de imediato, comunicado aos representantes do CAC que o Município de Arganil não aceitava pagar qualquer contrapartida financeira.
Perante este cenário, o CAC emitiu ontem um comunicado, afirmando que a 30 de janeiro reuniram com o vereador do Desporto de Arganil «a quem foi entregue a proposta de realização da prova com um orçamento inicial de 47.400 euros». «No dia 4 de março foi entregue nova proposta, com o orçamento revisto, no valor de 40.579 euros a pagar pela autarquia acrescendo as despesas com Bombeiros que seriam também assumidas pela autarquia. Nessa mesma reunião ficou então acertado o valor final de 40.000 euros a suportar pela autarquia, mais as despesas com bombeiros», refere a nota de imprensa. «No dia 22 de julho foi enviado o protocolo para apreciação da CMA, ao qual nunca obtivemos resposta formal, apenas um telefonema do vereador informando a indisponibilidade da Câmara Municipal em cumprir o protocolo enviado. No dia 30 de julho emitimos um comunicado a informar o cancelamento do Rally de Arganil», refere a Direção do CAC».

Suplementos Temáticos