Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal apresentou projeto do Parque Verde Urbano


Terça, 06 de Agosto de 2024

O Município de Pombal apresentou publicamente, ontem, o «tão aguardado» Parque Verde Urbano, um projeto reivindicado há vários anos pelos habitantes e que promete trazer uma nova dinâmica à cidade. «Se há investimento reclamado há muitos anos e que é consensual politicamente, entre os partidos, mas sobretudo entre as pessoas, é a importância de termos um Parque Verde Urbano como qualquer cidade moderna», declarou Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal.
O projeto, que será desenvolvido numa área de 61 mil metros quadrados, inclui 1.163 metros de pedovia, 757 metros de ciclovia, diversas valências que visam beneficiar a comunidade como espaços de lazer, áreas desportivas, zonas para crianças, uma Casa do Ambiente e Sustentabilidade, parque de estacionamento com espaços para mobilidade reduzida e carregamento elétrico, parque canino, mini-anfiteatro, cafetaria e uma piscina biológica ao ar livre, faz parte de uma estratégia delineada no âmbito do plano Pombal 2030, que visa «transformar a cidade e torná-la mais atrativa tanto para residentes como para visitantes».
Durante a cerimónia, Pedro Pimpão destacou a colaboração dos seus antecessores, Narciso Mota e Diogo Mateus, e dos proprietários dos terrenos envolvidos. «Se conseguimos chegar aqui hoje, é por conta deste trabalho», reconheceu. «A construção de um parque verde urbano foi a ação mais votada e mais participada quando perguntámos às pessoas o que era mais importante para elas», realçou Pedro Pimpão.
O parque terá aproximadamente 626 árvores, maioritariamente autóctones, 540 das quais plantadas, 58 serão mantidas e «28 serão as oliveiras seculares que iremos transplantar e colocar junto à fonte do Emporão», explicou.
A abertura do concurso público está prevista para o início de 2025, mas «ainda não há data para início e conclusão da obra», nem «estimativa de valores para a obra». Os terrenos localizam-se na Quinta do Emporão, junto à malha urbana, ao rio Arunca e ao IC2.Após uma renegociação com os proprietários, a aquisição dos terrenos ficou por 1,2 milhões de euros.

Suplementos Temáticos