Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fazunchar regressa a Figueiró dos Vinhos para celebrar a arte


Foto: DR Terça, 06 de Agosto de 2024

Pinturas, murais, residências artísticas, concertos, oficinas, visitas e exposições continuam a fazer parte da diversidade cultural apresentada pelo Fazunchar, que regressa a Figueiró dos Vinhos de 10 a 18 de agosto.
O festival multidisciplinar, promovido pela Câmara Municipal, pretende celebrar a arte nas suas mais diversas formas, promovendo a integração do público e dos artistas, numa comunhão com o meio envolvente.
A programação do festival arranca no próximo sábado, dia 10, pelas 16h00, no Museu e Centro de Artes, com a inauguração da exposição do pintor Martinho da Costa, que é o resultado de uma residência artística da edição anterior do Fazunchar.
No dia seguinte, 12, os artistas vão arregaçar as mangas e iniciar as pinturas murais e as esculturas que irão decorrer durante a semana pelo concelho de Figueiró dos Vinhos, pela mão dos vários artistas, nomeadamente, Fred Battle_Zoe­­rism, Manolo Mesa, Regg Salgado e Mariana Santos.
A meio da semana, dia 14 de agosto, pelas 10h00, haverá uma visita guiada para crianças, seguindo-se, pelas 14h30, a oficina Thrásos, “uma oficina de exploração artística multidisciplinar (escultura/ pintura) com Ricardo Romero, onde vão ser trabalhados conceitos de criação artística, bem como de ocupação em espaço público”, informa a organização do festival, numa nota de imprensa.
É na sexta-feira, dia 16, que acontece a visita guiada pela Rota de Arte Urbana, percorrida a pé pelo centro histórico, onde serão revelados os artistas que passaram pelo Fazunchar, através das pinturas que vão deixando no festival.
No mesmo dia à noite, será dado a conhecer o resultado das três residências artísticas de Inesa Markava, Pedro Coqeunão (Batida) e Sílvia Santos. O último momento da noite arranca às 00h00, com o dj Xandi Rehael.
O dia 17 arranca cedo, pelas 09h30, com ‘A Rota dos Fregueses de Autocarro’, que vai levar os visitantes “ao interior profundo do concelho, às freguesias e mostra aldeias pitorescas, onde a água e os ribeiros ganham corpo, locais onde também as pinturas foram chegando, e onde os habitantes mais solitários encontraram companhia durante uma semana cheia de partilhas”.
A noite acontece no Jardim do Museu e Centro de Artes, pelas 21h30, com a ‘Roda de Conversa’, na qual os artistas falam da sua passagem pelo festival e partilham a sua experiência no Fazunchar. O festival continua às 22h30, com o concerto de Mimicat, vencedora do Festival da Canção em 2023, e, às 23h30, com os Beatbombers, dupla constituída por DJ Ride e Stereossauro. A noite termina com a os DJs An Alpha Betos.
O último dia começa no Jardim, pelas 12h00, com o piquenique comunitário que irá reunir todos os participantes e visitantes em espírito de festa. Pelas 15h00, realizar-se-á a oficina de serigrafia aberta a toda a comunidade. O festival termina com uma visita guiada para contemplar as obras criadas nesta edição, passando ainda por algumas obras feitas em edições anteriores.|

Suplementos Temáticos