Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Livro “Vinho Viagem Cultural” lançado sábado no Museu do Vinho da Bairrada


Quinta, 11 de Julho de 2024

O Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, acolhe no próximo sábado, entre as 15h30 e as 18h30, a festa de lançamento do livro “Vinho Viagem Cultural”, de Dayane Casal.
A mais recente novidade do catálogo editorial da Sana Editora assume a ambição de «agitar e despertar o interesse da sociedade vitivinícola, dos curiosos e amantes do tema». Segundo os promotores, o evento, com entrada livre, tem associado um programa cultural diversificado.
Dayane Casal, nascida na Amazónia brasileira mas com «origem genética portuguesa», estudou medicina veterinária e tornou-se especialista em carnes maturadas. «Viu no vinho muito mais que um prazer e hobby e, devido a tantos conhecimentos multidisciplinares adquiridos, tornou-se uma especialista na cultura vínica», adianta uma nota divulgada pela editora. Nos últimos anos, a autora escolheu viver na região vitivinícola da Bairrada, integrando desde 2017 a Confraria dos Enófilos da Bairrada, e mantém um podcast (Bacocast) dedicado ao mundo dos vinhos.
No livro “Vinho Viagem Cultural”, Dayane Casal procurou e compilou registos que existem desde há 8000 anos sobre a presença de vinho como bebida sagrada e benéfica para a saúde, «visitando as fontes in loco, os terroirs, e aprendendo com os produtores de vinhos do mun­do e com os povos junto dos quais esta bebida está ou esteve presente ao longo da História».
«Neste “Vinho, Viagem cultural”, leva os leitores a partilharem esta jornada que começou ainda como médica veterinária. Deixamos o desafio para que venha fazer esta viagem, se possível acompanhado deste néctar precioso e milenar», convida a Sana Editora.

Expofacic 2024