Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Resgatados corpos dos três pescadores da traineira da Figueira


Na capela da Praia da Leirosa presta-se homenagem aos seis pescadores mortos no naufrágio Quinta, 11 de Julho de 2024

«Os três corpos foram resgatados». A confirmação foi dada ontem à tarde ao Diário de Coimbra pelo comandante da Capitania do Porto da Nazaré, João Lourenço. Os cadáveres dos pescadores – Eugénio Pata, Filipe Julião e José Jacinto – que integravam a tripulação da “Virgem Dolorosa” foram encontrados «por debaixo de diversas dornas – recipientes de grandes dimensões – que se encontravam no convés da embarcação naufragada», informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado.
Um pescador da região, que faz parte da tripulação de uma lancha rápida que se associou nos últimos dois dias às operações de busca ao largo da Marinha Grande, confirmou ao nosso jornal que os três corpos estavam “presos”, «debaixo das dornas», «caixas de grandes dimensões onde o peixe é transportado», explicou.
A AMN adiantou que no quadro das operações de reflutuação da embarcação, efetuadas durante a manhã de ontem, os corpos foram detetados debaixo destas dornas. Dado o alerta, de imediato foi deslocada para o local a tripulação da Estação Salva-Vidas da Nazaré, que procedeu à remoção dos corpos para terra, contando com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e de Alcobaça, que procederam ao transporte para o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses de Leiria.
A traineira “Virgem Dolorosa” naufragou na madrugada do passado dia 3, ao largo as praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria, no concelho da Marinha Grande. Dos 17 tripulantes, 11 foram recolhidos por embarcações que se encontravam nas redondezas, três perderam a vida – Joel Reboca, Jorge Evangelista e José Garcia, cujos funerais se realizaram no passado sábado, com a presença do Presidente da República. Os corpos dos três pescadores dados como desaparecidos após o naufrágio foram agora recuperados.
Hoje, às 17h00, o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, celebra uma missa na capela da Praia da Leirosa. Uma cerimónia marcada há vários dias e que certamente vai ter um impacto acrescido tendo em conta a confirmação da morte de mais três pescadores da “Virgem Dolorosa” com raízes naquela aldeia piscatória.

Expofacic 2024