Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Festival de Sopas da Rua Direita com muitos sabores


Quinta, 11 de Julho de 2024

A quinta edição do Festival de Sopas da Rua Direita marca o regresso de um evento que promete muita animação e degustação sob a chancela da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). Amanhã e sábado, entre as 18h00 e as 24h00, todos os caminhos vão dar àquela artéria do centro da cidade para saborear 10 sopas de outras tantas unidades de restauração e instituições sediadas na Rua Direita, colocando à prova os seus dotes culinários.
À semelhança do ano passado, a edição deste ano coloca à disposição das pessoas um kit que inclui uma taça, colher e senhas para 10 sopas à venda no Centro Comunitário de Inserção (CCI) da Cáritas de Coimbra, por 10 euros.
Este ano, em vez das seis sopas, a organização alargou o leque para uma dezena, com a entrada de cinco novas unidades de restauração aderentes, ficando apenas de fora a Garrafeira Baga por motivos do nascimento de uma criança da proprietária.
Para os dois dias do festival, estão disponíveis a Canja de peixe e marisco (Oito Restaurante), Caldinho brasileiro de feijão (Pastel do Dani), Sopa de grão (Boteko), Sopa de tomate e ovo (CCI Cáritas), Creme de abóbora e café especial (Nau Coffee), Sopa de lentilhas - Daal (Royal Tandoori), Gaspacho (Pet & Tea), Canja (Herança do Passado), Sopa de peixe (Restaurante o Sérgio) e Caldo verde (Tasquinha do Barbosa).
A animação não poderia faltar no Festival de Sopas da Rua Direita, uma marca que começa a ganhar o seu espaço no certame, sobretudo com a atuação do Dj Tó e forró, uma festa a desenvolver na Tasca do Toino, acompanhado da Jaquina e música pelo grupo de concertinas “Os Amigos da Paródia”. As tecelagens de Almalaguês voltam, também a abrilhantar o cenário colorido na Rua Direita.
Assunção Ataíde, presidente da APBC, e João Francisco, Campos, presidente da União de Freguesias de Coimbra, sublinharam que esta iniciativa «tem por missão atrair mais visitantes, numa união de esforços do comércio local».

Expofacic 2024