Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

'Silêncios Inquietantes' que são 'um murro no estômago' (com vídeo)


Segunda, 17 de Junho de 2024

"Só vejo a minha família quando olho para as fotografias". "Larga-me o braço". "Já não tenho valor...já não tenho lugar na sociedade". "Entre marido e mulher não se mete a colher". Estas são apenas algumas das frases que legendam fotografias que fazem parte da exposição "Silêncios Inquietantes", hoje inaugurada no átrio da Câmara Municipal de Coimbra, como forma de assinalar o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho).

São 29 fotografias que retratam situações que revelam abuso ou violência e que contaram com a colaboração de dezenas de utentes de instituições do concelho. Como referiu a vereadora da Ação Social, Ana Cortez Vaz, trata-se de uma exposição que é também «um murro no estômago» e que alerta para a necessidade de intervir e de prevenir. Os números falam por si e, só em 2023, há um «recorde negro» do número de queixa - 1670 -, que indica uma subida de 9,4% em relação a 2022, alerta Aba Cortez Vaz.

«Existe ainda um grande fechar de olhos da sociedade em geral», lamenta, salientando que há «uma impreparação do país para o envelhecimento».


Leia a notícia completa na edição em papel.
Expofacic 2024