Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Lagoa Azul” de Maiorca poderá vir a ser um Eco Resort


Segunda, 17 de Junho de 2024

Um empreendimento turístico poderá nascer na “Lagoa Azul”, um espaço integrado na extinta exploração de pedra da empresa Guilherme Varino e Filhos, situada na freguesia de Maiorca, Figueira da Foz.
A Junta de Freguesia de Maiorca, liderada pelo autarca Rui Ferreira, informou que recebeu recentemente representantes da Emerge, empresa do Grupo Mota-Engil que trata da gestão e desenvolvimento do património imobiliário deste grupo do setor da construção civil, que é proprietário da «famosa “Lagoa Azul”». O encontro, segundo a autarquia, teve em vista tratar de «um projeto turístico absolutamente inédito no nosso concelho, no nosso distrito e diferenciador de quase tudo o que existe no nosso país».
«Com a empresa realizamos a visita ao local explicando a visão para o projeto que têm em mãos, aguardando desenvolvimentos até ao final de 2024. O projeto apresentado prevê uma unidade hoteleira de baixa densidade similar a Eco Resort, utilizando em ple­no o espaço físico existente, a rondar os 17,9 hectares de área, integrando toda uma oferta de lazer, que procurará neste espaço uma total diversidade de serviços ímpares e diferenciadores da oferta hoteleira do nosso distrito, onde predominarão preocupações ambientais e de sustentabilidade», adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Maiorca.
Segundo o comunicado, a “Lagoa Azul” será «mantida dentro das limitações existentes, com edificações completamente integradas na paisagem existente, sem qualquer dano estético e sem necessidade nenhuma de qualquer alteração aos belos campos de arroz, que proporcionam a mais bela vista de “castanho, azul, verde e dourado” da nossa região».
Congratulando-se com este investimento de «vários milhões de euros», a autarquia antevê que proporcionará «uma expansão turística à freguesia de Maiorca, bem como toda uma envolvente internacional com a produção do Arroz Carolino do Baixo Mondego e a criação de dezenas de postos de trabalho, diretos e indiretos, que se irão refletir na economia local e regional».

Expofacic 2024