Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Profissionais há 25 e 50 anos homenageados no Dia do Médico


Segunda, 17 de Junho de 2024

O Convento São Francisco acolhe no próximo dia 22 (sábado), a partir das 15h00, as celebrações do Dia do Médico, promovidas pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).
A efeméride assinala-se anualmente se a 18 de junho, no entanto, a SRCOM decidiu adiar para o sábado seguinte para que possa acolher o maior número de profissionais com 25 e 50 anos de inscrição na Ordem dos Médicos, de modo a poder-lhes prestar homenagem «pelo esforço, empenho e dedicação ao longo da sua carreira».
Ao todo, serão 101 os médicos (31 dos 50 anos e 70 dos 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos) que serão alvo de tributo por parte da SRCOM, num momento que, de acordo com Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Ordem dos Médicos do Centro, vem «enaltecer e reconhecer o esforço e a capacidade de entrega dos médicos que têm demonstrado uma total abnegação sempre que o país mais precisa».
«Os médicos que irão receber a medalha evocativa serão homenageados pela sua entrega e defesa da prestação de cuidados de saúde de excelência. Festejamos este ano os 50 anos da Democracia, mas, muito antes, já os médicos democratizavam o acesso aos cuidados de saúde a toda a população. Os médicos foram os verdadeiros pioneiros da Democracia», avança ainda.
Além de Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, a sessão conta ainda com a presença e intervenção de José Manuel Silva, presidente da Câmara de Coimbra; António Costa, presidente do NEM/AAC, Ana Antunes, presidente da MedUBI e Rita Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. A sessão inclui um momento musical, pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, antes da intervenção do bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes. Segue-se a entrega de Medalhas dos 50 anos e dos 25 anos, terminando com um momento musical pelo Coro da SRCOM.

Expofacic 2024