Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Turista ferido em queda junto ao Rio Ceira em Góis


A queda ocorreu 500 metros acima da Praia Fluvial de Pego Escuro Terça, 11 de Junho de 2024

Um turista de nacionalidade polaca, de 51 anos ficou gravemente ferido após uma queda junto à margem direita do Rio Ceira, cerca de 500 metros a montante da Praia Fluvial do Pego Escuro, em Góis.


De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Góis, Miguel Pratas, «o homem estaria a fazer uma caminhada, no caminho que ladeia o rio, e terá caído de uma altura de cerca de seis metros, para cima de umas pedras». O indivíduo, apesar de bastante ferido, conseguiu dar o alerta, pelo que os Bombeiros Voluntários deslocaram-se para o local, com oito elementos e três viaturas, que procederam às operações de socorro e estabilização da vítima, «que fraturou um membro inferior e teve um traumatismo craniano, além da suspeita de traumatismo da bacia», de acordo com fonte dos Bombeiros.


Dada a dificuldade de acesso ao local, que se faz apenas pelo caminho ao lado do rio, os bombeiros contactaram uma empresa de aventura e lazer ao ar livre da região, que disponibilizou uma canoa e colaborou ativamente no resgate da vítima através do rio. Só depois, a vítima foi encaminhada para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.


No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Góis com oito operacionais apoiados por três viaturas, a equipa de Suporte Básico de Vida de Arganil e a Guarda Nacional Republicana que tomou conta da ocorrência.


Suplementos Temáticos