Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Chanfana e tigelada distinguidas na Feira das Freguesias de Arganil


Terça, 11 de Junho de 2024

A chanfana, na categoria de prato principal, e a tigelada, enquanto sobremesa, foram os grandes vencedores do Concurso Gastronómico que decorreu no Paço Grande, no âmbito da 17.ª edição da Feira das Freguesias – Mostra Gastronómica de Arganil.
Foi responsável pela confeção da chanfana a Comissão de Festas do Sarzedo 2024, que marcou presença neste certame em representação da Junta de Freguesia do Sarzedo, enquanto a tigelada foi feita por elementos da Fábrica da Igreja de Secarias, em representação daquela Junta de Freguesia. Já o prémio respeitante à decoração da tasquinha foi entregue ao Grupo de Danças e Cantares de Soito da Ruiva, em representação da freguesia de Pomares.
O concurso realizou-se no sábado, tendo os pratos sido avaliados por um júri constituído por representantes da Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil, do Turismo do Centro, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Arganil e da AHRESP.
Coube a Luís Paulo Costa, acompanhado pelo executivo camarário, anunciar os vencedores, a quem entregou os prémios, elaborados pelos utentes da APPACDM, em Arganil, para «provar e demonstrar que, sendo cidadãos diferentes, são especiais e capazes de nos surpreender com coisas como todos os anos nos têm aqui apresentado», sustentou o presidente da Câmara de Arganil.
«A chanfana é um prato característico da nossa terra, da nossa região e a tigelada é também uma das marcas características da nossa gastronomia», afirmou o edil, enfatizando que «as nossas instituições que trazem a componente gastronómica esforçam-se, de uma forma significativa, para trazer o que de melhor existe em cada uma das nossas freguesias, os melhores produtos, os pratos mais tradicionais, aquilo que representa o nosso concelho».
Por outro lado, explicou, «a atribuição destes prémios serve como uma forma de estimular para que, todos os anos, as coisas melhorem», ressalvando, todavia, que «sabemos que todas as instituições, freguesias, mereceriam ter um prémio, mas é também com esta diferenciação que queremos catapultar e melhorar, em cada ano, aquilo que trazemos à Feira das Freguesias».

Expofacic 2024