Dia do Antigo Estudante reuniu no recinto da Queima das Fitas grupos de amigos, antigos estudantes de Coimbra e estudantes numa noite solidária.
A noite de festa começou para muitos na tenda montada no recinto para jantares de grupo, foi ali que muitos amigos de longa data se reencontraram para uma noite que se avizinha ser de muitos sorrisos, reencontros e de partilha de memórias entre aqueles que já passaram pelos "tempos de estudante".
Numa das mesas, o Diário de Coimbra encontrou um grupo onde a boa disposição e a animação já reinava. Armando Araújo foi o “porta-voz” deste grupo composto por mais de 10 amigos que se juntaram ao final da tarde em Coimbra para reviver os bons tempos de estudantes. De Matemática, Direito, Economia, Engenharia Informática, entre outros, este grupo de amigos nasceu na década de 90 na Rua António José de Almeida. «Alguns dos rapazes viviam no prédio n.º 48 e as meninas viviam no 82 e daí nasceu esta amizade», recordou o antigo estudante de Direito. «Somos quase todos no Norte, temos amigos de Lisboa, do Alentejo e mantemos esta amizade desde a época que passamos cá», contou. «Não havia telemóveis...» e, como eram todos fora de Coimbra a amizade nasceu, confessam.
Armando conta ainda que a casa onde vivia com outros colegas no n.º 48, chegou a ter um «estatuto académico», por se tratar de uma casa de estudantes por onde «passaram várias gerações», recordou.
«Tudo o que entrava dentro da casa de comida era para todos» e apesar de «não ser um república» viviam todos em comunidade. Os anos foram passando, mas os laços que os uniram em Coimbra perduraram no tempo e quando é possível voltam a reunir-se em «Lisboa, em Braga, em Tomar, seja onde for», disse Fátima Graça. Hoje foi a vez de regressar a Coimbra... com saudade e animação.
Veja aqui um pouco do ambiente do jantar que deu o pontapé de saída para a noite que conta com os concertos de Rui Veloso e da banda Excesso.