Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ordem dos Médicos reconhece abertura do Ministério da Saúde para ouvir parceiros


Terça, 28 de Maio de 2024

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) reconheceu hoje a abertura do Ministério da Saúde para ouvir todos os parceiros no terreno na elaboração do Plano de Emergência para a Saúde, que será apresentado nas próximas semanas.
“A OM teve um conjunto de contributos que acho muito relevantes, um deles, enviado muito recentemente, teve a ver com o Plano de Verão, como também já enviou um documento para nos prepararmos para o Inverno”, disse Carlos Cortes, salientando que outras ordens profissionais e associações profissionais tiveram a oportunidade de dar os seus contributos.
Falando aos jornalistas em Coimbra, à margem de uma visita ao Hospital Pediátrico, no âmbito do Dia Mundial da Criança, que se assinala no sábado, o dirigente anunciou que a Ordem vai enviar ainda esta semana um contributo sobre a carreira médica.
O bastonário da OM adiantou que foram já enviados um conjunto de outros contributos, em áreas “de dificuldade que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a atravessar”.
“Estamos, por exemplo, a elaborar o contributo para o SNS ter uma maior capacidade de atrair e captar médicos que fazem falta para a resposta assistencial”, frisou.
Segundo Carlos Cortes, a OM “está a trabalhar intensamente para participar e colaborar no desenvolvimento do país nesta área da saúde que é muito difícil e sensível e tem atravessado muitas dificuldades”.
Na visita ao Hospital Pediátrico de Coimbra, que integra a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, o bastonário dos médicos elogiou a dedicação e entrega dos pediatras e dos profissionais de saúde que lidam com crianças.
"Apesar de todas as dificuldades, as magníficas equipas continuam a acreditar que podem melhorar a vida das pessoas e do seu bem-estar", realçou.
A iniciativa da OM começou na segunda-feira em hospitais no Porto e termina quarta-feira em Lisboa.
“São visitas de reconhecimento pelo trabalho absolutamente fantástico dos pediatras e de todos os outros profissionais de saúde desenvolvido ao longo do tempo para mais saúde às crianças”, sublinhou.

Suplementos Temáticos