Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Meses de trabalho e emoções que ficam para a vida. O cortejo prepara-se para sair à rua (com vídeo)


Reportagem de Margarida Alvarinhas (texto) e Figueiredo (imagem) Sexta, 24 de Maio de 2024

Meses de trabalho e emoções que ficam para a vida. O cortejo prepara-se para sair à rua



Em contagem decrescente, aproxima-se mais um cortejo da Queima das Fitas e domingo, por algumas das ruas de Coimbra, entre a Alta e a Baixa da cidade, desfilam os carros alegóricos. Mas até lá há uma maratona de trabalho pela frente para que, no momento do desfile, se cumpram os objetivos de crítica social aliados à muita diversão por parte dos milhares de estudantes da academia coimbrã.


«Ui, diversão é o que não vai faltar e bebida também não», diz Leonor Nina, estudante de Economia, enquanto vai colocando flores no carro alegórico.«Isto simboliza muito, simboliza os três anos que nós passámos. São memórias muito importantes que ficarão para o resto da nossa vida», diz a jovem estudante.


Há mais de uma semana que o trabalho tem sido intenso de volta da preparação dos carros alegóricos. E são muitos, lado a lado, cada um com sua cor representativa do curso, cada um com sua sátira e crítica social. A forma vai-se conseguindo, com recurso a alguma arte e engenho, e o carros vão desvendando ao que vão no próximo domingo.


O nervosismo e a ansiedade também se incluem neste trabalho preparatório que mobiliza milhares de estudantes, mas tudo faz parte das emoções que ficam para a vida. «É inexplicável, só sentindo mesmo, só sendo estudante de Coimbra e vivendo isto é que nós conseguimos sentir. É Coimbra», resume a estudante.


Leia a notícia completa na edição em papel.
Expofacic 2024