Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Estudantes juntam-se às meninas da Casa de Infância Dr. Elysio de Moura para a venda da pasta (com vídeo)


Os grupos percorrem as várias ruas da cidade para vender as pastinhas que representam as faculdades Sexta, 24 de Maio de 2024

A manhã começou diferente na Casa de Infância Dr. Elysio de Moura. À medida que as meninas da casa se iam preparando, os estudantes da Universidade de Coimbra que se voluntariaram para, mais uma vez, cumprir a tradição da Venda da Pasta, faziam o seu registo, para depois dar início à jornada pelas ruas da cidade.

Na manhã seguinte à Serenata Monumental, é certo que houve atrasos, mas depois do registo e de uma receção cheia de alegria com a Fanfarra Académica, lá se juntaram os grupos para se fazerem à estrada. A acompanhar a Daniela Costa e a Fabiana Cerveira, alunas do 1º ano do Curso de Gerontologia Social da ESEC. estavam as jovens adolescentes Sara e Sara Isabel, alunos do 6.º e do 8.º anos, que confessaram ao Diário de Coimbra «não ser a primeira vez que participam», mostrando um misto de alegria e timidez, nesta aventura pela cidade, mas realçando que «se sentem seguras». Já para a Daniela, que é de Braga, «esta é a primeira vez que se associa a esta tradição», referindo que é uma forma de conhecer melhor a cidade e as suas tradições». A Fabiana, que é de Viseu, mas sempre ouviu a avó, que é de Coimbra, falar desta tradição e como um dos seus sonhos é adotar uma menina, «nada melhor do que participar nesta iniciativa, conhecer melhor as meninas da instituição e, neste dia, contribuir para a felicidade delas com um dia diferente, além da vertente solidária», já que as receitas da Venda da Pasta revertem para a Casa de Infância Elysio de Moura.

Gonçalo Pereira, aluno do 3.º ano de História, Comissário da Queima das Fitas em representação da Faculdade de Letras e responsável pelo pelo Pelouro da Tradição, explicou ao Diário de Coimbra que para acompanhar as meninas da Casa de Infância Dr. Elysio de Moura, inscreveram-se perto de 50 estudantes.

Suplementos Temáticos