O início do percurso do Cortejo dos Pequenitos foi desde a Praça 8 de Maio até à Praça da Canção, onde 125 mini-doutores, grelados, fitados e cartolados entre os 3 e os 5 anos, desfilaram, animaram e encheram as ruas da cidade de Coimbra, prontos a viver aquele que é o espírito do Cortejo da Queima das Fitas dos crescidos que se aproxima.
«O sentimento no geral é de alegria, temos crianças a celebrar, a cantar, com as bengalas no ar, com os grelos, as educadoras também felizes a cantar e o que interessa é que as crianças se divirtam, toda a gente está muito feliz e é o que interessa», revela João Velez, comissário da Queima das Fitas responsável pela Representação Institucional.
O evento contou com a participação de cinco escolas, entre as quais, a Creche e Jardim de Infância São Miguel, com o carro alusivo às tradições da cidade, o Centro Social e Cultural 25 de Abril, cujo tema do carro é a Tuna do 25 de abril, o Capuchinho Vermelho, com o carro alusivo às obras do metrobus, o Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês, alusivo à Torre da Universidade de Coimbra e o Centro Social da Adémia, com os mais pequenos dentro do carro, juntamente com as suas pastas académicas, como é tradição na cidade.
A meio do percurso, cada escola apresentou a sua atuação, com música e dança, sendo avaliada por um júri constituído por 6 elementos, com base em vários critérios como a criatividade, a coordenação, o respeito pela tradição e o entretenimento das apresentações. A Creche e Jardim de Infância São Miguel foi a vencedora do concurso, que valeu aos mais pequenos um bilhete de visita ao Portugal dos Pequenitos.
No final, o evento contou com a entrega de diplomas às respetivas escolas e com momentos de diversão e animação para os mais pequenos através de insufláveis, mascotes e pinturas faciais.|
Veja aqui a fotogaleria