Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Romaria do Espírito Santo garante um mês de animação


Domingo, 19 de Maio de 2024

Uma hora e 36 minutos depois da hora prevista, a tradicional Romaria do Espírito Santo, em Santo António dos Olivais foi, finalmente, inaugurada. Uma espera que motivou desagrado nos convidados, havendo mesmo muitos que se ausentaram face ao atraso de José Manuel Silva, presidente da autarquia de Coimbra.
Entre cafés e farturas, os resistentes esperaram pacientemente e a fita da inauguração acabou por ser deslaçada para dar início a um evento que, este ano, vai realizar-se até 16 de junho, no Largo dos Olivais. São inúmeras as iniciativas culturais, desde o folclore ao fado, da música moderna à dança e ao artesanato. Sem, claro, faltar a gastronomia. Também o entretenimento, essencialmente carrosséis para os mais pequenos, e iniciativas religiosas que estão sempre associadas a esta festa.
A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, atrai milhares de pessoas durante um mês, vivenciando uma experiência memorável, oferecendo uma combinação perfeita de programação diversificada de artistas e atividades.
Os visitantes têm a oportunidade de entrar gratuitamente na festa diariamente e explorar diferentes propostas de gastronomia e entretenimento, com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e inspirador, onde todos possam conectar-se com outras pessoas.
Durante quase um mês, repartido por quatro semanas diferentes, a Romaria do Espírito Santo tem o seu epicentro no recinto montado junto em frente a Igreja de Santo António dos Olivais, mas estende-se às unidades de restauração circundantes que fazem dos seus espaços extensões deste certame que é já uma referência do programa de animação de Coimbra.
Mas é ao ar livre que os visitantes podem usufruir dos espaço de lazer com áreas de animação infantil, mostra de artesanato e de outros produtos locais. Até ao dia 16 de junho, a Romaria do Espírito Santo espalha magia com muita animação, espetáculos, boa música, os melhores sabores, muitos saberes e bons momentos, num sublime ambiente tipicamente familiar.
O artesanato é uma atividade que eleva a fasquia da Romaria do Espírito Santo, assim como os espaços da gastronomia, muito procuradas pelas sardinhas, pão com chouriço, entre outros, sem descurar as célebres farturas, num espaço com cerca de 20 stands. Esta é uma das iguarias que acolhe a preferência dos visitantes e que é feita à base de farinha, fermento, bicarbonato de sódio, sal, açúcar, canela e água que é frito em óleo, em forma de rolo.
Culturalmente, além de Tia­go Silva e Beatriz Vilar, a romaria tem um cartaz diversificado e bastante motivador para uma visita aos Olivais.|

Expofacic 2024