Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Memórias da Queima| Alexandra Pereira partilha recordações do ‘Lamódromo’ na Praça da Canção em 2000 (com vídeo)


Texto de Inês Morais | Imagem de Figueiredo Sexta, 17 de Maio de 2024

O ano de 2000 foi um ano de uma verdadeira mudança: a Queima das Fitas realizou-se pela primeira vez do outro lado do rio, na Praça da Canção. A Câmara Municipal de Coimbra há muito que queria passar a festa dos estudantes para o outro lado, mantendo assim o parque da cidade livre de festas.


Alexandra Pereira foi a comissária responsável pela Logística de Parque nesse ano, em que tudo parecia dar errado, mas no fim, a festa aconteceu… apesar da muita lama. Naquele ano, Alexandra diz que a atual Praça da Canção era um verdadeiro estaleiro, uma vez que as obras ainda não tinham terminado, mas por imposição da Câmara, a organização da Queima teve mesmo que improvisar um recinto no antigo Choupalinho.


A então estudante de Relações Internacionais, na Faculdade de Economia recorda o episódio em que perdeu a sapatilha no meio da lama, uma semana antes de começar a festa, assim como a solução que encontrou para evitar que os estudantes se perdessem no meio de tanta lama.


«Tivemos que ir comprar lonas e casca de pinheiro para pôr por cima da lama», recordou Alexandra.


Esse episódio e outras memórias podem ser ouvidas na entrevista realizada no edifício da Associação Académica de Coimbra.


 


Suplementos Temáticos