Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Campeão Marialvas teve a melhor defesa e venceu todos os jogos em casa


Quarta, 15 de Maio de 2024

O Marialvas sagrou-se o primei­ro campeão da Divisão de Elite da Associação de Futebol de Co­imbra. Na edição inaugural da prova que se tornou a principal do órgão que comanda o futebol distrital de Coimbra, o emblema de Cantanhede foi o grande vencedor, depois de somar 63 pontos em 26 jornadas, resultantes de 19 vitórias, seis empates e uma derrota.
O campeão da Elite teve ao longo da temporada um “mano a mano” com a Académica/SF, equipa que teve também um excelente desempenho e que era líder da competição ao fim de 16 jornadas. Porém, na ronda 17, o Marialvas recebeu e venceu os estudantes por 2-0, assumiu o comando com mais um ponto e nunca mais largou o primeiro lugar até ao epílogo da competi­ção, terminando com uma vantagem de seis pontos.
E há números que ajudam a explicar o ótimo comportamen­to dos comandados de Carlos Calina. Desde logo, na condição de anfitriões, venceram todos os jogos e foram a equipa mais concretizadora em casa (35 golos) e a que menos sofreu (5 tentos) no seu reduto. Os 13 adversários que visitaram o Estádio Municipal de Cantanhede saíram de lá sem qualquer ponto. Depois, em 26 desafios só perderam por uma vez: foi na 6.ª jornada, no reduto do Carapinheirense (2-0).
Mas o mais impressionante desta caminhada foi mesmo o registo defensivo. O Marialvas só sofreu uma dezena de golos em 26 partidas e só por uma vez consentiu mais do que um golo numa partida, precisamen­te na derrota na Carapinheira. Uma coesão e organização defensiva de grande nível que, por certo, foram determinantes para o primeiro lugar na competição que lhe valeu o título, mas também a subida aos campeonatos nacionais, dos quais andava arredado desde 1999.

Leia a notícia completa na edição em papel.
CCDR Funtos Europeus