Já estão identificados os finalistas da Edição 2024 do Global Teacher Prize Portugal e Eugénia Pardal, professora do Agrupamento de Escolas da Lousã, integra o grupo dos 10 docentes escolhidos.
Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa e formação em Ciências da Educação e especialização em Psicologia da Educação e em Ensino do Português e das Línguas Clássicas, Eugénia Pardal tem desenvolvido uma carreira dedicada não só ao ensino, mas também à coordenação de diversos projetos educativos que enriquecem o currículo escolar. No seu papel ativo dentro da escola, tem liderado iniciativas como o Projeto de Rádio da Quinta Flores, Clube Minerva e o Jornal Escolar “Ecos de Cá…”, além de ter coordenado o Plano Nacional de Leitura e projetos relacionados com o PISA.«A sua abordagem pedagógica é marcada pelo uso de metodologias de aprendizagem ativas e recursos inovadores, incluindo jogos educativos criados por si, que promovem a interação e o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Ao longo de mais de uma década, na orientação de estágio, procurou inspirar jovens professores. Por valorizar a formação contínua, dinamiza e frequenta ações de formação que permitem atualizar e partilhar conhecimentos dentro da comunidade educativa», indica a descrição que consta da página do Global Teacher Prize. Com especialidade em Gestão e Administração Escolar e em Inspeção e Avaliação de Organizações Educativas, a docente desenvolve investigação no âmbito de um projeto de doutoramento em Ciências de Educação.O Global Teacher Prize Portugal é uma iniciativa promovida pelas Mentes Empreendedoras com o apoio da Fundação Santander e este ano também com a Missão Continente.
A cerimónia de entrega de prémios decorre sexta-feira, em Lisboa, às 14h30.