Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Calema e Emanuel no São João da Lousã sem esquecer as marchas populares


Quarta, 15 de Maio de 2024

Foi apresentado o cartaz da Feira Anual de São João 2024 na Lousã, com Calema e Emanuel como dois dos cabeças de cartaz. 
As festividades iniciam no dia 20 de junho, quinta-feira, pelas 21h30, com o espetáculo de fados nas Piscinas Naturais da Senhora da Piedade, que conta este ano com a participação de Beatriz Villar & e Luís Travassos.
Já na sexta-feira, dia 21 de junho, pelas 17h, terá lugar a inauguração da Mostra Comercial e Industrial, que conta com mais de 60 expositores e da Feira Popular que tem mais de 80 participantes, no Parque Municipal de Exposições, seguindo-se, pelas 22h00, a atuação dos Lousanenses “Doutor & os Aflitos”.
Sobe, depois, ao palco BISPO, rapper português, autor de vários temas e de várias interpretações em conjunto com outros nomes do panorama musical português, como Ivandro, Bárbara Tinoco, sendo um dos nomes mais carismáticos e com mais relevância do hip hop nacional, reconhecido pelos mais jovens. A encerrar esta noite de sexta-feira, estarão em palco os Djs Lousanenses “We on Party”, Paiva e Faby D.
No dia 22 de junho, sábado, continua a animação, contando o palco instalado no Parque de Exposições, com atuações dos Lousanenses “Rock Revival e Venham Mais 5”, seguindo-se a atuação de um dos mais conhecidos artistas populares do país, Emanuel. Para encerrar esta noite, subirão a palco os DJs Cromos da Noite.
No dia 23 de junho, a Lousã prepara-se para a noite mais longa do ano. Esta começa com o desfile das Marchas Sanjoaninas, que terá lugar na Av. Dr. José Maria Cardoso e que conta com a participação de 4 marchas de crianças e 6 de adultos e onde, para além de temas mais locais, os 50 anos do 25 de Abril serão assinalados por várias instituições. Serão mais de 600 marchantes que irão encher a Avenida de cor e alegria nesta noite de folia, informa o município.
No recinto do Parque de Exposições terá lugar um baile com a Banda Sense, sendo que em vários locais da vila, com destaque para o Largo da República/Travessa decorrem até de madrugada os vários arraiais.
No dia 24 de junho, Feriado Municipal, durante a tarde, terão lugar as cerimónias oficiais. Pelas 22h00, no palco do Parque Municipal de Exposições, atuarão os lousanenses “Ponto e Vírgula”, seguindo-se o espetáculo com os Calema


CCDR Funtos Europeus