Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Arzila recebe este sábado desfile do traje da Região do Mondego


Terça, 14 de Maio de 2024

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila está a comemorar os seus 50 anos, com várias iniciativas ao longo de todo o ano. Este sábado acontece um dos momentos maiores desta comemoração, com a realização, no Largo da Igreja da freguesia de um desfile do traje da Região do Mondego. O evento terá início às 21h30 e conta com a participação de mais de 30 grupos filiados na Federação do Folclore Português, provenientes de diferentes regiões etnográficas do país, nomeadamente da Gândara, Bairrada e Mondego.
Durante o desfile serão revelados diversos quadros etnográficos, dando a conhecer ao público diferentes caraterísticas dos trajes, que são, no fundo, expressões também das comunidades envolventes e sobreviventes do que o Mondego lhes dava, mas também das trocas e interações com a cidade de Coimbra.
No decorrer do desfile, será possível reconhecer o “modo de vestir” de antigamente, desde a zona mais serrana até à Foz do Mondego, sendo possível apreciar mais de 200 trajes, numa verdadeira viagem pelo tempo, proporcionada pelo Grupo Foclórico e Etnográfico de Arzila, de modo a recuperar alguma memória coletiva, tornando o passado presente.
A iniciativa conta com o apoio da Câmara de Coimbra, União de Freguesias de Taveiro, Ameal e Arzila, Fundação Inatel, Federação do Folclore Português e da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego.

Expofacic 2024