Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Campanha sensibiliza para valor dos fundos europeus na qualidade de vida


Quinta, 09 de Maio de 2024

Hoje, Dia da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro lança uma campanha de sensibilização dos cidadãos para a importância dos projetos financiados por fundos europeus.
“Os Fundos Europeus não são invisíveis” é o mote da campanha de comunicação da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Centro (Centro2030) que incentiva as pessoas «a descobrir à sua volta projetos financiados pela União Europeia, podendo estes serem encontrados em todo o lado: no centro de saúde, no hospital, na escola, na universidade, no parque, num hotel, numa empresa, num museu ou numa praça».
Alguns dos projetos financiados por fundos europeus na região Centro, nos últimos sete anos, nas oito sub-regiões (Coimbra, Aveiro, Leiria, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Viseu Dão-Lafões, Oeste e Médio Tejo) podem ser identificados no site da campanha [www.centro2030.pt/osfundoseuropeusnaosaoinvisiveis].
Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, entende que «é muito importante celebrar o projeto europeu, um projeto de paz, união, liberdade e solidariedade». Citada em nota de imprensa da CCDRC, a responsável diz que «a solidariedade europeia está presente em tantos momentos do nosso dia que muitas vezes nem reparamos». Daí a campanha, «para sensibilizar, mostrar como os fundos europeus são visíveis e como contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos nós».
No âmbito da campanha haverá este mês vários projetos financiados por fundos europeus de portas abertas na região Centro. Os cidadãos «são convidados a conhecer, através de visitas guiadas, projetos ligados à cultura e ao património cultural que foram requalificados através de fundos europeus», informa a CCDRC, que até ao final do ano pretende promover novos dias abertos em outras áreas de atuação do Programa Centro2030.
O programa de visitas começa já hoje (14h30, no Convento dos Anjos, Montemor-o-Velho). No dia 15 há dias abertos em Leiria (Castelo), Tomar (Igreja de São João Baptista) e Peniche (Museu Nacional da Liberdade e da Resistência), e no dia 16 em Castelo Branco (Centro de Valorização do Bordado).
As visitas guiadas, conduzidas pela Comissão Diretiva do Programa Centro 2030, vão ainda mostrar o Centro de Interpretação da Batalha de Castelo Rodrigo (dia 20), e o trabalho de valorização da Sala dos Capelos, Palácio Real e Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (dia 21).
Maio não termina sem visitas às Termas Romanas de São Pedro do Sul e à Igreja das Carmelitas em Aveiro (ambas no dia 22).

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu