Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Visconde eleito melhor doce de Mira


Quarta, 08 de Maio de 2024

“Visconde de Mira” foi o doce eleito no concurso lançado pela Câmara Municipal e cujo objetivo passava por encontrar um doce que celebrasse a arte da doçaria local e pudesse ser um veículo promotor do território.
O doce vencedor, uma criação de origem de João Filipe Pato, que concorreu ao “Mira Doce em nome dos Bombeiros Voluntários de Mira, foi inspirado no Visconde da Corujeira, figura que marcou a sociedade mirense do seu tempo e cuja memória ainda hoje perdura, de forma gratificante, na identidade coletiva de Mira. Com o objetivo de condignamente perpetuar a memória do ilustre benemérito em terras de Mira, os Bombeiros Voluntários de Mira atribuíram o nome de “Visconde de Mira” ao doce, homenageando, desta forma, o ilustre e o concelho.
A receita apresentada é uma seleção dos melhores produtos da gastronomia regional, como os grelos dos Carapelhos a abóbora do concelho, em homenagem aos agricultores, e o vinho tinto inspirado na festa da telha da Presa. «É uma excelente opção de sobremesa depois de um bom prato regional», revela a autarquia de Mira, anunciando a apresentação pública do doce nas Festas em Honra de São Tomé, entre os dias 20 a 25 de julho de 2024.
Estiveram a concurso 12 doces, inspirados nos saberes e sabores únicos da região de Mira. O “Visconde de Mira” foi o vencedor, já o segundo prémio coube ao “Mirôas”, de Ana Soares, e o terceiro posto para o “Gândarito”, de Linda Samanta Serra. Além dos premiados as duas menções honrosas atribuídas foram para “Sardinha da Nossa Praia”, do restaurante Lila e “Xávegas” de Rita Simão.

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu