Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ISEC acolhe debate sobre mobilidade elétrica para a Proteção Civil


Texto e Imagem: Lara Cruz Terça, 07 de Maio de 2024

A 1.ª conferência sobre “Mobilidade Elétrica: Desafios para a Proteção Civil” decorre este sábado às 9h00, no auditório principal do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC), contando com a participação de um vasto painel de oradores ao longo do dia.
«Nós sabemos que estamos a atravessar momentos de mudança, fala-se em transição digital, em mobilidade elétrica e portanto é necessário envolver todas as entidades, a começar pela Proteção Civil, pela Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros, todos aqueles que, no fundo, quando existem fenómenos dessa natureza são os nossos protetores», assinala Mário Velindro, presidente do ISEC. «Vai ser um evento rico em palestras e em debates, estamos com esperança que saiam algumas conclusões a tirar, para que no futuro nós possamos dizer que Coimbra é uma cidade ainda mais segura, onde a mobilidade vai estar facilitada», adianta Mário Velindro ao nosso jornal.
Carlos Matias Lopes, vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Coimbra, evidencia ainda que se trata de «mais um passo que o município está a tentar fazer para esta mudança de paradigma que vamos ter nos próximos anos em Coimbra». «Vamos ter de facto uma nova realidade de mobilidade na cidade e portanto temos de começar a prepararmos-nos todos», acrescenta.
«Vamos abordar o contexto das baterias, o sistema de carregamento elétrico, as particularidades técnicas dos equipamentos, a mobilidade elétrica tanto no Metro Mondego, como nos SMTUC, a componente dos incêndios e depois, tudo isto associado a uma visita guiada aos equipamentos (autocarros, metrobus e ao veículo de combate a incêndios, Eco Camões) que vão estar no Campus do ISEC», informa Nelson Antunes, coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil.
A iniciativa procura otimizar o conhecimento de todos os agentes e entidades da Proteção Civil sobre como desenvolver uma melhor resposta e atuar em segurança nas diversas operações, num evento dinamizado pela Câmara Municipal de Coimbra , através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e pelo ISEC.
As inscrições terminam no dia 9 de maio, sendo que até ao momento já se encontram inscritas mais de 100 pessoas.

Leia a notícia completa na edição em papel.
CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu