Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pena reúne os melhores grupos de gaiteiros da região e da Galiza


Sexta, 03 de Maio de 2024

O XX Encontro Regional de Gaiteiros decorre este fim de semana na Pena. Uma aliança entre a boa música e a boa mesa que recorda as tradições da região. «Quando os gaiteiros iam a uma casa, tinham sempre arroz doce ou pão de ló à sua espera», conta Ricardo Figueiredo, da organização. E isso volta a acontecer nesta vigésima edição do Encontro de Gaiteiros, que se apresenta recheada de novidades.
Isto porque, 20 anos são 20 anos e, apesar de já não ser fácil, a organização empenhou-se em «surpreender». «Decidimos conciliar o melhor dos gaiteiros da Galiza com o melhor da nossa região», afirma Ricardo Figueiredo. A novidade, além da conjugação dos melhores entre os melhores, está no facto de se tratar de grupos que, além dos instrumentos tradicionais dos gaiteiros – bombo, caixa e gaita de foles – usam outros instrumentos, designadamente o acordeão ou a concertina. «Vamos ter um grande momento», garante.
O grupo galego Abobriga «vai surpreender pela dinâmica», diz, destacando a qualidade dos 13 elementos que vão estar em palco, amanhã à noite, pelas 22h00, na sede do Centro Cultural e Recreativo da Pena, juntamente com o grupo Os Carriços, da Quinta do Valongo. Domingo, há arruada, pelas 10h00 e o grande espetáculo acontece a partir das 15h00, no Parque do Vale da Naia. Ricardo Figueiredo destaca a beleza extraordinária deste espaço, encimado por um antiga pedreira e por uma enorme mancha verde, que constitui um palco único para a realização do espetáculo.
Em palco vão estar todos os grupos convidados, «o melhor da nossa região e o melhor da Galiza», sublinha, a saber: os grupos Sons da Serra (Unhais da Serra), Bombos Só Pedra (Portunhos), Rainha Santa (Ançã/Ceira), Xamaril (Pena), Raul – O Gaiteiro Nubeiro (Galiza), o Côro das Mulheres da Fábrica (Coimbra), Gaiteiros de Urrôs (Mogadouro), Ramon Pazos Marcote e Raquel Gonzalez & Friends (Galiza), Os carriços (Quinta do Valongo) e Centro Cultural e Recreativo da Pena.
Ricardo Figueiredo confessa que o mau tempo que se tem feito sentir limitou o programa, que previa, inicialmente, esta noite, a atuação do Côro das Mulheres da Fábrica, um grupo com 61 elementos, no Parque do Vale da Naia. «Seria um espetáculo fantástico, mas São Pedro não ajudou», diz, fazendo votos para que durante o fim de semana São Pedro «se junte à festa e não estrague a festa».

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu