Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Escola de Arganil homenageou antigos campeões


Sexta, 03 de Maio de 2024

O Agrupamento de Escolas de Arganil homenageou a equipa do Desporto Escolar de Futebol Juvenil de 1974 50 anos após ter sido campeã nacional, com o descerramento de uma placa, com a fotografia de todos os jogadores, no Pavilhão Gimnodesportivo da Secundária.
Seguiu-se uma sessão solene, onde foram entregues lembranças e afixada uma camisola, com a assinatura dos campeões presentes. Anabela Soares, diretora do Agrupamento, destacou a «justa homenagem», esperando que a «vitalidade» dos campeões «contagie os nossos alunos» e elogiou o sucesso e mérito do desporto escolar – a escola foi vice-campeã de futsal dois anos consecutivos – que «além do exercício», tem a capacidade de imprimir «boa disposição, ajudar à resistência física e mental e à união».
O vereador Luís Almeida fez questão de cumprimentar o «plantel de luxo que há 50 anos fez um feito histórico assinalável para Arganil e para a então Escola Técnica», tanto mais relevante quanto «em 1974 a realidade era completamente diferente» e agradeceu ao Agrupamento «esta bonita e justa homenagem» que, «50 anos depois, teve a capacidade de agregar aqueles que aqui estão».
Luís Fonseca, regozijando-se por se associar a esta «merecida homenagem a estes homens que levaram Arganil a subir ao mais alto lugar de pódio num campeonato nacional», confessou que desde 2009 trabalha com o Agrupamento, como coordenador do desporto escolar e tem tido «grandes alegrias», com as crianças e jovens das nossas escolas «a prendar-nos com vitórias na sua participação nas cinco diferentes modalidades». «Temos tido a prova de que os nossos alunos, desde que apoiados, tanto a nível académico como desportivo, agarram as oportunidades, esforçando-se para levar as cores de Arganil o mais longe que conseguirem», disse.
Agradecendo aos campeões nacionais a «disponibilidade em partilhar connosco este feito histórico e o “caminho” que percorreram para a ascensão ao título», Luís Fonseca sublinhou o «exemplo marcante de coragem, determinação e resiliência para o AEA, para as crianças e jovens e para as gerações vindouras».
Grato pela homenagem, Manuel Ferreira recuou 50 anos, para lembrar que na fase final do campeonato, «ganhámos os dois primeiros jogos, com Santarém e Beja, e perdemos, com o Chaves. Estávamos convencidos de que não tínhamos ganho o torneio. Fomos cabisbaixos para o balneário e não sei quem foi que disse “Que caras de derrotados são essas? Vocês são campeões nacionais!”. Foi um feito para Arganil e uma coisa inédita», assegurou o capitão da equipa, que pediu um minuto de silêncio pelos colegas e professores, pelo Dr. Alberto Ferreira e pelo professor José Dias Coimbra, presidente da Câmara à época.|

CCDR Funtos Europeus



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu