Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 94 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

125 anos de Queima: Voz aos Comissários - Natacha Fernandes (com vídeo)


Quinta, 02 de Maio de 2024
A menos de um mês da Queima das Fitas e para comemorar os seus 125 anos, o Diário de Coimbra dá a conhecer os oito comissários responsáveis pela realização da maior festa de estudantes no país. 

Quais são as responsabilidades deste pelouro durante a Queima das Fitas?


Natacha Fernandes Estou responsável pelas atividades culturais como o Concurso Trivial, o Torneio de Dr. Why, o Concurso de Bandas e o Concurso de DJ que decorreram no passado dia 24 de abril, a Feira Cultural e também o Dia do Antigo Estudante, que será no dia 1 de junho. Para além disso também organizamos o tradicional Sarau de Gala que acontece no Teatro Académico Gil Vicente, no dia 24 de maio.



O Concurso de Bandas e de DJ já é uma das atividades habituais da Queima das Fitas. Como correu este ano?

O Concurso de Bandas contou com a participação de oito bandas inscritas que vieram de norte a sul do país para atuarem nos Jardins da Associação Académica de Coimbra. Depois das atuações o júri composto por vários representantes como a Direção-Geral, Conselho de Veteranos, da Rádio Universidade de Coimbra e da Comissão Organizadora escolheram o vencedor. Já o Concurso de DJ começou pelas 19h00 no Bar da AAC e também houve um júri que escolheu o artista vencedor.



O Sarau de Gala é um dos eventos de destaque da Queima das Fitas. Como é organizar um evento como este?

O Sarau é uma das iniciativas mais tradicionais e antigas da Queima das Fitas e, por isso, é uma das mais importantes da Queima. Este ano, volta a realizar-se no TAGV e conta com a participação de alguns grupos académicos da AAC. Até ao momento ainda não temos os grupos todos confirmados, mas já temos algumas confirmações. Os bilhetes vão estar disponíveis brevemente, mas este ano mantemos a dinâmica que possibilita a troca de um bem-alimentar por um bilhete.



Este ano, o Dia do Antigo Estudante conta com atuações da banda Excesso e do Rui Veloso. Como é organizar um dia como este?

O Dia do Antigo Estudante é um dia especial da Queima das Fitas que é organizado em parceria com a Associação Académica de Coimbra e pela Universidade de Coimbra e tem um cariz solidário, uma vez que o lucro desta noite reverte para o fundo social António Luís Gomes.


O mais desafiante é planear uma noite que seja convidativa tanto aos estudantes atuais, como aos antigos estudantes e, por isso, é que escolhemos estes dois artistas. Achamos que são nomes que podem chamar diversos públicos à Praça da Canção.



Qual é que é o maior desafio de organizar uma festa como a Queima das Fitas?

Para mim o maior desafio é conciliar os estudos com a organização, porque estou no último ano da licenciatura, mas acho que vai correr bem.


CCDR Funtos Europeus