Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mercado do Duque honra a bravura de Wellesley


Sexta, 26 de Abril de 2024

Sob o comando de Wellesley, que viria a ser duque de Wellington, as tropas inglesas desembarcaram na costa de Lavos, Figueira da Foz, para ajudar Portugal a sair das amarras dos franceses liderados por Napoleão.
Nos cinco primeiros dias de agosto de 1808, os problemas provocados pela ondulação naquela zona da costa dificultaram em demasia as manobras, mas o exército inglês recebeu de imediato a ajuda dos portugueses da zona, através do fornecimento de botes para o desembarque, de cavalos, mulas, burros e carros de bois para o transporte dos equipamentos, e de mantimentos.
A participação do exército inglês na luta contra os franceses foi fundamental para o insucesso destes nas três invasões que fizeram ao nosso país. A União de Freguesias de Buarcos e São Julião e a Câmara Municipal da Figueira da Foz criaram o I Mercado do Duque para homenagear os heróis ingleses que iniciaram o ataque aos franceses a partir do território figueirense.
Até domingo, o Mercado do Duque – na Rota das Invasões Francesas – promete muita animação e divertimento na Praça João Ataíde, nas proximidades do Forte de Santa Catarina, Naquele espaço junto à foz do rio Mondego, as atrações surgem em catadupa, em que não vai faltar um acampamento militar, espetáculos de fogo, tiro com arco, jogos, música e danças, estátuas vivas, saltimbancos e comes e bebes nas tabernas
Hoje, o programa privilegiou, às 17h00, uma recriação do desembarque do duque de Wellington e das suas tropas, com atores da figueirense Zarabatana Eventos. O Mercado do Duque teve a abertura às 12h00, proporcionando aos visitantes «comeres e bueres nas tabernas» à hora de almoço e muita animação.
O Mercado do Duque reabre amanhã, às 12h00, destacando-se do programa do segundo dia, entre outros momentos, um torneio de cavaleiros apeado às 15h00, cortejo oitocentista às 15h30 e às 21h00, e saltimbancos às 22h30.
A iniciativa prossegue no sábado, repetindo-se ao longo do dia várias destas atividades mas apresentando ainda outras atrações, nomeadamente estátuas vivas (15h30 e 21h00) e a “Batalha da Roliça” (21h30 ), em que o general Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, enfrenta as tropas francesas comandadas pe­lo general Delaborde.
A recriação desta batalha repete-se às 16h00 de domingo, dia em que o evento espera os visitantes a partir das 12h00, hora da abertura do Mercado do Duque, que tem encerramento marcado para as 22h00, após um longo dia de atividades de animação.

Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu