Jornal Republicano – Órgão Regionalista das Beiras – Há 93 anos a informar
Fundador: 
Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam":  
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cantanhede imortaliza 50 anos do 25 de Abril com escultura


Quinta, 25 de Abril de 2024

«O município de Cantanhede não podia ficar indiferente ao caráter emblemático do cinquentenário e todo o imenso valor referencial do 25 de Abril. E por tratar-se de uma efeméride que adquire este ano uma dimensão simbólica que deve perpetuar-se no tempo, de modo a que as gerações vindouras percebam o significado que hoje lhe atribuímos, foi lançado um desafio a um escultor de grande prestígio nacional e internacional para que concebesse um monumento alusivo ao 25 de Abril com a tal dimensão simbólica», sublinhou Helena Teodósio.


Assim, adiantou a presidente da Câmara de Cantanhede, os 50 anos do 25 de Abril vão ficar perpetuados em Cantanhede com a colocação de uma escultura, da autoria de Alves André, alusiva à efeméride. A obra foi hoje apresentada, no decorrer da sessão solene, e congrega, com aspetos identitários do território, todo o valor sentimental que a Revolução dos Cravos traduz.


O momento foi aproveitado pelo município para homenagear os concidadãos que integraram a Comissão Administrativa criada logo após o 25 de Abril e presidida por Emílio Lopes de Matos, ou que fizeram parte dos executivos municipais enquanto vereadores, tanto mais que «também tiveram uma participação ativa e decisiva nos processos de decisão em todos os domínios da atividade camarária, muitos deles com intervenção direta na execução dos projetos e ações dessa atividade», mencionou a autarca.

João Moura, presidente da Assembleia Municipal, afirmou que «o 25 de Abril é um processo inacabado» e um «sonho que não está totalmente realizado». Por ser uma data marcante, foram convidadas todas as forças políticas a intervir na sessão, mesmo as que não têm assento na Assembleia Municipal. Todos usaram da palavra - à exceção do PCP que alegou motivos de agenda - o CDS/PP por Paula Helena Silva, o Chega (Ulisses Salvador), o PS (Áurea Andrade) e o PSD (Carlos Fernandes).
Suplementos Temáticos



Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu